Nasci e cresci no Rio de Janeiro, Brasil. Minha jornada no Jiu-Jitsu começou em 2002, quando eu tinha 16 anos, a pedido da minha mãe. Na adolescência, eu era fisicamente menor que meus colegas (pesava 40 kg ao entrar no ensino médio) e minha mãe, preocupada com a minha segurança, insistiu que eu me matriculasse no Jiu-Jitsu Brasileiro. Como muitos adolescentes rebeldes, inicialmente não gostei, mas com o tempo, à medida que comecei a entendê-lo, comecei a amá-lo. Em 3 anos, conquistei a faixa preta. Através do Jiu-Jitsu, aprendi a resolver problemas, superar adversidades e, acima de tudo, a acreditar em mim mesmo. O Jiu-Jitsu mudou minha vida de muitas maneiras, e espero que possa mudar a sua também!
Apesar da minha falta de motivação inicial, acabei frequentando as aulas com mais regularidade. Depois de receber minhas faixas branca e azul com Ricardo Vieira, Rodrigo Medeiros e Felipe Costa, comecei a treinar com o Grão-Mestre Paulo Mauricio Strauch e o Grão-Mestre Reyson Gracie.
O maior problema na minha nova academia era que eu só conseguia assistir a uma aula por dia. Isso me levou a construir uma sala de tatame em casa, que me permitia treinar de quatro a cinco vezes por dia! Quando não estava treinando, estava estudando. Desde então, o Jiu-Jitsu se tornou parte da minha vida. Quanto mais eu aprendia, mais gostava e mais divertido se tornava. Em três anos de treinamento dedicado, recebi minha faixa preta com o Grão-Mestre Stauch e Reyson Gracie em 2006.
Lembro-me de que, naquela época, as pessoas questionavam como alguém poderia se tornar faixa-preta com apenas três anos de treinamento, especialmente em Jiu-Jitsu Jitsu Brasileiro. Para minha sorte, eu gostava de competir e meus resultados silenciaram os críticos.
Antes de sair do Brasil, fui tetracampeão carioca, pentacampeão brasileiro e, por fim, treze vezes medalhista mundial. Sou o único dez vezes campeão mundial sem kimono da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) na faixa-preta. Além disso, conquistei o título de campeão mundial com kimono da IBJJF na faixa-preta em 2008 e 2013.
A Caio Terra Association (CTA) foi fundada com base na crença de que, por meio do Jiu-Jitsu, podemos transformar vidas. Adotamos a filosofia de uma só equipe: sozinhos, podemos ser bons, mas juntos, podemos ser excelentes.
Juntos, nossa missão é melhorar a vida de nossas famílias, alunos e de todas as pessoas em nossas comunidades, do jeito Caio Terra!